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Relacionamento com clientes: o caminho para o sucesso!

Relacionamento com clientes: o que significa ter um bom hoje, você sabe? Boa parte das empresas estão preocupadas em fazer produtos de última geração a custos mais baixos. Entretanto, essas mesmas companhias esquecem que muito mais do que uma capa, seu produto tem valor importante para o cliente.

Valor interno que simboliza os serviços agregados e a relação que você tem com sua clientela. Ou seja, é um pacote!

Se eu entro na Apple, por exemplo, estou esperando uma prestação de serviço exemplar além de outros aspectos.

Mas o que causa um bom relacionamento com clientes em primeiro plano?

Será que o sorriso que você dá para eles no início do dia? Ou será que o tratamento como um todo desde a fase inicial até o momento do pós-venda?

Eu diria que a segunda pergunta é mais pertinente.

Separamos aqui neste artigo um apanhado de informações super legais que você vai poder utilizar no seu negócio. Confira 😊

O velho e bom relacionamento com clientes

Quando falamos em relacionamento com clientes, falamos em manutenção dos níveis de confiança.

Confiar significa para qualquer pessoa muita coisa, mas, principalmente, que a sua empresa vai ser lembrada também pela segurança que ela promete e cumpre.

A confiança é uma sensação gostosa de que tudo vai bem e você pode colocar suas esperanças naquela empresa X.

Mas assim como a segurança, confiar em uma empresa requer tempo e, principalmente, rotina. As pessoas tendem a empregar seus esforços em companhias que atendam a diversos patamares, mas o principal deles é exatamente esse. =)

Você precisará trabalhar de forma árdua para manter esses níveis em um patamar mais do que aceitável. Mas por que fazer isso?

Porque o relacionamento com clientes importa e muito para sua empresa, já que tudo não passa de uma troca: você cede daqui para receber dali.

Por isso vamos parafrasear o site Marketing de Conteúdo:

É necessário que trabalhemos de forma árdua para que a nossa clientela goste do que façamos todos os dias.

Confiar faz de sua empresa uma referência no mercado em que atua, porque os prospects tendem a se influenciar pelo que você faz de melhor e vão colocando em suas sacolas muito mais do que produtos ou serviços: colocam a relação.

Problemas são bons indicadores

Como assim problemas são bons indicadores? É que no relacionamento com clientes nem tudo são flores. Às vezes é preciso ter bom senso e resolver de forma ágil os problemas que surgirem.

E isso sem falar que ter um problema não é ruim, pois faz com que se possa pensar melhor na solução e aprender, assim, com ela.

Sabe quando sua empresa passa por situações difíceis e você acha que é por causa dos problemas que está enfrentando?

Tente ver por um outro ângulo: você enfrenta questões que podem te ajudar no futuro.

Mas o ponto mais importante de tudo isso é o timing. Temos sempre o tempo certo para resolver as questões de relacionamento com clientes.

E esse tempo é crucial! Se você perde a mão e ultrapassa esse momento, você acabará tendo que resolver a perda de clientes.

Por isso mantenha uma relação próxima com seu prospect sempre se preocupando com o que mais os aflige e tente resolver de forma rápida e precisa.

Isso, com certeza, demostrará interesse de sua parte.

A lei do retorno: feedback natural

Quando falamos em lei do retorno falamos em feedback. Tudo que vai, volta, e por isso saber como anda a opinião dos seus clientes é fundamental.

O que ocorre é que muitas empresas acham que o feedback é coisa do passado e que não tem tanta importância, por isso acabam por fazer suas tarefas às escuras.

Transparência! Isso sim é essencial para sua empresa. Quanto mais informação direta você tem da sua clientela, melhor para sua base de relacionamento com clientes.

Nós sabemos que existem clientes que dificultam as coisas, mas seu feedback ainda assim é muito importante e fará com que sua empresa cresça.

Quando damos nossa opinião sobre determinada empresa, estamos, na verdade, ajudando-a a crescer e se estabelecer no mercado de grande competição.

E isso é importante porque nem tudo tem que ser perfeito mesmo. É preciso que tenhamos pontos negativos a ser trabalhados para que possamos melhorar dentro de um espaço de competitividade.

E o feedback te ajuda exatamente aí.

Ponto de diferenciação

Segundo o site IBM.com, a diferenciação baseada no relacionamento com clientes é ponto principal para sua sobrevivência no mercado.

Em termos de lugares onde se oferecem produtos similares, ter uma boa experiência do usuário do seu sistema é fundamental para que sua empresa possa evoluir.

O relacionamento trabalha em ciclos em que não só manterá o cliente atual, como também trará outros.

Em outra ocasião falamos sobre diferencial competitivo. Você sabe o quanto isso é importante?

Ter um ponto de diferenciação é importante no que se refere à concorrência e quanto a isso há muito o que falar.

Por isso tem um algo a mais, coisa que diferencia dos outros e te traz bons resultados em termos de fixação no mercado.

Relacionamento com clientes: indicador de lealdade

Você sabia que seus níveis de relacionamento com clientes indicam, acima de tudo, lealdade? Sim, isso mesmo: lealdade!

Quanto mais eles puderem se abrir com você verdadeiramente, mais eles se sentem seguros para manter uma relação duradoura com sua empresa.

E quem não gosta de lealdade, não é mesmo?

Nesse mundo tão atribulado em que vivemos, as empresas procuram por motivos para continuarem suas atividades diárias e isso só pode ser conseguido com o apoio incondicional de seus clientes.

É uma via de mão dupla: você dá para receber depois.

É melhor investir em retenção

Você sabia que hoje em dia o melhor mesmo é investir em retenção ao invés de ir em busca de novos consumidores?

Sim, isso mesmo que falamos!

Para manter uma base de clientes boa você precisa de três coisas: constância, confiança – e sobre ela nós falamos acima – e boas sacadas.

Você investe horrores em aquisição de clientes?

Pense de um jeito diferente então. Tente manter os que já existem e verá o quanto você pode estreitar o relacionamento com clientes.

Mas trabalhar a retenção é difícil?

Não quando você capricha em relacionamento. Pense da seguinte forma: você vai construir uma relação aos poucos, já que nada chega do dia para a noite.

E, a partir daí você vai vendo como em um termômetro o que está indicando aquele cliente Z para sua empresa agora.

Procurar por novos clientes sempre pode ser um ponto importante a ser trabalhado pela sua empresa, mas o ideal é nutrir os atuais de boas informações.

Atender: eis a questão!

Aprenda a se comunicar e atender os clientes de forma mais efetiva, porque às vezes os tratamos de forma igual… sempre a mesma coisa todos os dias.

Clientes são únicos em suas particularidades. Eles precisam ser tratados de uma forma também única.

Mas como melhorar em atendimento para aumentar o relacionamento com clientes?

Você tem que deixar sempre uma sensação de que realmente você quer, sim, ajudá-los. E dizemos isso porque todo mundo quer ser tratado de forma especial.

Ser paciente e também gentil para com sua clientela te ajudará a manter e a conquistar mais prospects no final do ciclo.

Se você vai passar um e-mail, por exemplo, tente fazê-lo de maneira mais pessoal possível. Coloque sua assinatura e disponibilidade para próximos contatos no corpo dele.

Isso é apenas uma ilustração do que se pode fazer para estreitar esses laços. Cuidado com o automático!

Não aja no automático nunca, pois isso vai minar suas chances de um bom relacionamento com clientes.

Relacionamento com clientes é mesmo importante? Entre no artigo e veja o quão essencial é, e porque você deve investir nela o quanto antes.

Quando o foco é a qualidade no atendimento

Quando falamos em foco precisamos falar em qualidade no atendimento. E qualidade em atendimento é primordial quando o assunto é retenção.

Pense da seguinte maneira: é preciso investir em serviços agregados se eu quiser me diferenciar da concorrência?

Sim, é preciso. Mas como manter níveis de qualidade no atendimento que satisfaçam por completo meus clientes?

Você deve verificar vários pontos como: dados para contato, treinamento dos vendedores, treinamento do pós-venda entre outros aspectos importantes.

Temos algumas dicas para dar a vocês sobre a relação que você tem que ter com seu cliente. Isso te servirá como um norte para posicionamento futuro.

Hack 1: Pontualidade.

Esse sim é um ponto muito importante no relacionamento com clientes. Sua empresa deve ser sempre pontual, dinâmica e certeira.

Agir com pontualidade é um aspecto essencial quando o assunto é necessidade do cliente. É que no momento em que vivemos, de respostas rápidas, esperamos manter esses níveis para que possamos continuar a interagir.

E nós falamos isso tanto no curto como no longo prazo. Mas sabemos que para que sua empresa possa se manter no mercado é preciso apostar em diretividade.

Hack 2: Entender o comportamento do cliente

Para saber como lidar com o cliente você deve aprender como se dá o comportamento deles. Deve priorizar atitudes em que o prospect passa a ser ponto principal.

Se você tem consumidores frequentes nas lojas para observar o preço, mas que não compram, você tem um problema a ser resolvido.

Mas, se por outro lado você tem clientes que adoram saber as novidades por meio da internet e buscam por informações adequadas nesse sentido em suas redes sociais, você tem um outro tipo de comportamento que pode te auxiliar.

Em todo o caso, observar como andam seus clientes é crucial diz site Agendor.

Posicionamento na internet

Quando falamos em relacionamento com clientes na internet, falamos em nos posicionarmos de forma correta.

A forma correta é apresentar conteúdo de qualidade e que realmente vá suprir as necessidades dos clientes.

Muitas empresas estão colocando vários tipos de informação desde seus bastidores como também motivacionais.

Mas será que isso é o ideal?

Em termos de internet tudo é válido, contanto que não venhamos a exagerar. O seu foco aqui deve ser manter o contato direto com a sua clientela sanando suas dúvidas.

Informe-os sobre as novidades de sua empresa nos mínimos detalhes e verá que isso te trará maiores resultados por simplesmente a manutenção da relação.

A comunicação deve ser sempre a mais clara possível.

Veja também: Não aja no automático nunca, pois isso vai minar suas chances de um bom relacionamento com clientes. (A não ser que você esteja utilizando a Automação de Instagram, é claro rs).

Posso te atender agora?

Sim: eu diria. Nunca deixe para depois o que pode fazer agora, você lembra dessa máxima?

Pois bem, quando estamos falando de relacionamento com os consumidores, estamos falando também de agilidade. E essa palavrinha é que deverá constar no seu vocabulário de forma contínua.

Seja prestativo sempre! Mantenha níveis elevados disso e verá que seus clientes responderão positivamente a você.

Sabe quando uma companhia te deixa esperando por motivos mil horas e horas sem resposta? Essa sensação é de total descaso, não é?

Em atendimento ao cliente é preciso ser rápido e certeiro. Quanto mais prestativo você for, quanto mais rápido você for, melhor para o seu empreendimento.

Alguns minutinhos somente podem ser fatais para o seu negócio!

Foco na comunicação

Sua comunicação é direta, objetiva e clara? Foque na comunicação para um bom relacionamento com clientes.

Quando falamos em se comunicar de forma efetiva, falamos em manter seu patamar elevado, mas nunca usando jargões, termos técnicos, palavras sem sentido.

E não estamos falando somente de comunicação para a internet, não. Comunicação em geral. Invista em clareza e objetividade porque as pessoas não têm tempo para perder com muita explicação sem sentido.

Faça você mesmo sua cartilha de boas maneiras e práticas sempre observando como isso vai impactar nos seus consumidores, porque no que diz respeito ao relacionamento com o prospect, trabalhar de forma direta é sempre a melhor opção.

Em termos de comunicação virtual, você deve sempre optar por ser impactante e ao mesmo tempo informativo para que seus potenciais clientes possam perceber que sua empresa tem muito mais valor.

Relacionar-se com os consumidores não é tarefa fácil, mas com força e dedicação você vai conquistando a confiança deles e mantendo uma boa relação.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então continue acompanhando o nosso blog. Nós sempre postamos novidades interessantes sobre assuntos que vão ajudar sua empresa a alavancar resultados.

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