Com cada vez mais marcas dedicando tempo e recursos ao marketing digital, você precisa contar com uma atuação altamente estratégica ao trabalhar em plataformas como o Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn. Como ter certeza da eficácia de suas decisões? O melhor caminho para isso consiste em realizar um teste A/B nas redes sociais.

Esse termo se refere à automação de determinados experimentos em sua estratégia de marketing digital. Basicamente, envolve publicar dois conteúdos quase idênticos, exceto por um único detalhe decisivo, como o tom da redação, uma cor do layout ou até um tipo de CTA. A partir dos resultados obtidos, fica simples determinar qual a melhor abordagem.

O sucesso de um teste A/B depende do público que tem contato com ele. Portanto, um dos melhores espaços para fazer esses experimentos consiste nas redes sociais. Basta olhar para as plataformas onde a sua audiência está inserida e planejar os testes que você deseja realizar e com quais variações.

Veja a seguir os principais motivos para usar teste A/B nas redes sociais!

Aumento nas conversões

Os resultados do seu teste A/B nas redes sociais apontarão para as decisões que garantem melhores resultados para a sua empresa. Isso significa mais visualizações e conversões em suas ofertas. Todas as escolhas feitas em sua estratégia de marketing devem ter como fim a obtenção de bons retornos. Felizmente, é possível contar com a ajuda da tecnologia para chegar até a melhor combinação de elementos.

Acesso a um público vasto

Uma das principais razões para fazer o teste A/B nas redes sociais tem a ver com os hábitos das pessoas. Como essas plataformas são imensamente populares, acabam sempre contando com um grande volume de público. Para ter sucesso em seus experimentos e obter um diagnóstico eficaz, você precisa ter visualizações suficientes no seu conteúdo. Então, aproveite esse benefício para qualificar ainda mais seus resultados.

Otimização de decisões futuras

Um teste A/B não serve apenas para validar uma decisão a ser tomada agora. Se você documentar adequadamente os seus resultados, essas informações poderão continuar a serem estratégicas para a sua equipe no futuro. Afinal, trata-se de um dado importante a respeito da forma como o seu público reage ao seu conteúdo e deve permanecer com esse grau de importância ao longo do tempo.

Uso de ferramentas próprias

A maioria das redes sociais da atualidade conta com seções voltadas à captação de dados de performance de seu conteúdo. Por exemplo, o Facebook possui o Insights, que permite análises bastante detalhadas a respeito das suas publicações, especialmente se você fizer o download dos dados brutos. Isso possibilita que você faça o seu teste A/B e consiga obter seus resultados de maneira fácil e barata.

Viu só como é vantajoso realizar teste A/B nas redes sociais? Eles podem oferecer dados bem estratégicos para a sua marca, além de permitirem um olhar diferenciado a respeito de como o seu conteúdo é criado. Você deve deixar de se basear em suposições e fazer as suas escolhas tendo como base apenas informações dos seus experimentos. Somente assim as suas publicações terão total identificação com o público.