Como lucrar mais com um planejamento financeiro

Ter um negócio não é tarefa fácil, concorda? Para ter sucesso, é preciso ter um planejamento para tomar boas decisões em momentos importantes. Quando o assunto é financeiro, é preciso ainda mais planejamento para não jogar todas as suas conquistas no lixo por erros simples!

Mas, pode ser muito complicado criar um planejamento financeiro, principalmente se você está começando seu negócio agora.

1. Separe o pessoal do profissional

Muitas pessoas, quando acabam de criar um negócio, acabam misturando seus planejamentos pessoais com profissionais. Por exemplo, a pior coisa que você pode fazer é pegar todo o lucro da empresa para si próprio ou usar seu próprio dinheiro para pagar despesas do seu negócio! Por isso, estabeleça qual deve ser seu salário mensal (pró-labore) e o que sobrar deve ir para a gestão do seu negócio: despesas fixas, despesas variáveis, funcionários, equipamentos etc.

2. Estude as finanças do seu negócio

Acima de tudo, é essencial que você saiba exatamente o quanto está entrando e o quanto está saindo mensalmente da sua empresa. Para não se perder e manter tudo anotado, crie planilhas! Elas são grandes aliadas para o planejamento financeiro. O Google Sheets disponibiliza diversos modelos de planilha, como a de orçamento mensal.

3. Analise o seu preço de custo

Na hora de definir o custo dos serviços e produtos do seu negócio, é preciso levar muitos fatores em consideração, como por exemplo:

  • Custo do produto X lucro;
  • Tempo gasto para cada serviço;
  • Materiais gastos;
  • Quantidade de produtos gastos;
  • Seu custo fixo;
  • Concorrência

Isso pode parecer difícil e desnecessário, mas saiba que esse cuidado com o preço do custo dos seus produtos/serviços proporcionará segurança para saber quanto cobrar e lucrar com o seu negócio.

4. Corte desperdícios

Depois de analisar seus custos, ficará muito mais fácil ver onde você está desperdiçando materiais ou tempo. Mas, é claro: nunca se esqueça de priorizar a qualidade dos seus produtos/serviços.

Aproveite para checar com seu gerente do Banco, quais taxas você pode diminuir ou negociar! E ainda, quais formas de investir melhor o seu dinheiro. 😉

Uma dica para investir no seu negócio com baixo custo é contratar nosso Plano essencial  para você divulgar seu negócio e conquistar mais clientes.

Acaso queira tirar suas dúvidas nos envie uma mensagem!
Recentes